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Geração distribuída de energia solar para empresas: por que investir?

A energia solar é uma fonte renovável, limpa e econômica de geração de eletricidade, que pode trazer benefícios financeiros, ambientais e sociais para os consumidores.

No Brasil, existem diferentes modalidades de geração de energia a partir da luz do sol, sendo uma delas a geração distribuída. Graças as suas vantagens, a cada dia que passa, mais empresas de diversos setores estão adotando essa tecnologia para reduzir seus custos operacionais, aumentar sua competitividade e contribuir para a preservação do meio ambiente.

O que é mercado B2B de energia solar? De acordo com a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), o Brasil conta atualmente com mais de 1 milhão de unidades consumidoras que consomem energia elétrica gerada a partir do sol. Um pouco mais de 2% delas é representado pela indústria, enquanto 7,6% é o percentual do segmento rural. No caso do setor de comércio e serviços, o percentual é mais expressivo, alcançando uma parcela superior a 13%. O restante é representado por residências.

Esses números mostram que há uma grande demanda por energia solar nos mercados B2B, que buscam reduzir seus custos com energia elétrica, aumentar sua competitividade e contribuir para a sustentabilidade do planeta.

Principais segmentos de mercado que utilizam energia solar. Várias são as empresas que podem se beneficiar da energia solar, tanto pela economia na conta de luz quanto pela sustentabilidade ambiental. Alguns dos principais segmentos são:

Comércio e serviços

Conforme pontuamos anteriormente, o setor de comércio e serviços ocupa o segundo lugar no ranking de uso de energia solar, perdendo apenas para as unidades consumidoras residenciais. Isso se explica porque o segmento utiliza muita energia elétrica para iluminação, refrigeração, climatização e funcionamento de equipamentos eletrônicos para realizar suas atividades.

Nesse sentido, a energia solar acaba sendo uma ótima alternativa para reduzir os custos operacionais, contribuir para a melhora das questões ambientais e melhorar a imagem das empresas perante os consumidores. Entre os muitos estabelecimentos comerciais que já se beneficiam com a tecnologia, podemos citar lojas, supermercados, shoppings, hotéis, restaurantes, postos de combustíveis, centros de estética e academias.

Agronegócio

O setor agropecuário é o segundo maior consumidor B2B de energia elétrica do país e também um dos mais afetados pelas tarifas elevadas e pela instabilidade no fornecimento. Nesse contexto, a geração distribuída pode ser uma solução para reduzir os custos com irrigação, bombeamento, armazenamento e processamento dos produtos agrícolas.

Indústria

O setor industrial é um dos maiores responsáveis pelas emissões de gases de efeito estufa no Brasil, além de ter uma alta demanda por energia elétrica para seus processos produtivos. Contudo, sistemas fotovoltaicos podem ser utilizados para aquecer água e prover o funcionamento de máquinas e equipamentos sem a necessidade do uso de combustíveis fósseis, reduzindo significativamente o impacto ambiental desse setor.

Além de gerar economia na conta de luz e aumentar a eficiência energética das indústrias, consumir energia limpa mais barata também podem aumentar a competitividade dessas empresas. Afinal, a economia obtida pode ser repassada para os consumidores, por meio de produtos mais acessíveis.

Obras públicas

Apesar de investir pouco em energia solar (apenas 0,3%), o setor público também pode se beneficiar com a tecnologia para reduzir custos operacionais e promover o desenvolvimento sustentável. O sistema fotovoltaico para captação da luz solar e conversão em energia elétrica pode ser aplicado em obras públicas como escolas, hospitais, prédios públicos, iluminação pública, semáforos, sinalização rodoviária e sistemas de telecomunicações.

Quais são as vantagens da geração distribuída de energia solar para empresas? A geração distribuída de energia solar é uma modalidade em que o consumidor gera sua própria energia a partir de uma fonte renovável e injeta o excedente na rede elétrica local, recebendo créditos que podem ser usados para abater o consumo em unidades consumidoras.

No caso das empresas, sejam elas comerciais, industriais ou prestadoras de serviços, a geração de energia elétrica a partir da luz do sol oferece as seguintes vantagens:

  • Economia: a energia solar pode reduzir o valor da conta de luz das empresas;
  • Sustentabilidade: a geração distribuída contribui para a redução das emissões de gases de efeito estufa e para a preservação dos recursos naturais;
  • Previsibilidade: a unidade consumidora passa a ter menor dependência da rede elétrica e não fica refém dos reajustes tarifários.
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